top of page

Ministério da Reconciliação

Colossenses 1.20 "e, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas..."


O termo:

Reconciliar é uma palavra que aponta para a reconstrução de algo que foi perdido. Nós nos reconciliamos com o cônjuge após uma discussão, com o amigo após uma "mancada", com o irmão após uma briga e de várias formas em nossos relacionamentos. Essa palavra parece estar em nossas relações mais do que de fato pensamos nela.

Meu intuito aqui é mostrar pra você como a reconciliação em Cristo toca em cada aspecto da nossa vida, não apenas em nossa relação com Deus.


A situação em que nos metemos:

Em Adão todos pecamos, o pecado destruiu nossa relação com Deus, com nosso próximo e com a Terra. Percebe? Três aspectos. Porque isso?

Deus cria o mundo, põe o homem como mordomo, para se relacionar com Ele, viver com o próximo e usufruir/dominar a terra. Quando o homem peca, a maldição recai sobre todas essas três coisas.


  1. Nossa relação próxima com Deus se foi: "...o SENHOR Deus o mandou para fora do jardim do Éden..." Gn. 3.23.

  2. Nossa relação com o próximo é rompida: "Respondeu então o homem: A mulher que me deste deu-me da árvore, e eu comi." Gn. 3.12. (¹)

  3. Nossa relação com a terra é amaldiçoada: "...maldita é a terra por tua causa..." Gn. 3.17


A partir daí temos o trágico desfecho da história humana, dividida em traições entre irmãos, familiares, amigos, sociedades inteiras guerreando, e o pecado fez com que não nos entendêssemos mais por que passamos a viver para nós mesmos. Deus criou o homem social e relacional, onde ele só encontra sentido em sua vida na terra se relacionando com Deus e com o próximo. O pecado afetou essas relações e distorceu a percepção do homem. Com essa distorção o homem tenta viver longe de Deus e longe do próximo, ensimesmado.


A esperança:

O texto citado se refere ao que Deus fez em Cristo na cruz. Ele reconciliou todas as coisas, não somente nossa paz com o Deus irado. Quando somos reconciliados em sua cruz também somos chamados a sermos a estatura de Cristo, o novo adão.

Isso significa que quando nos tornamos discípulos de Cristo somos pessoas melhores, pais melhores, filhos melhores, maridos melhores. Você já percebeu que depois de se render a Cristo você se relaciona melhor com o próximo? É isso que Ele faz, reconcilia a todos nessa confusão cósmica. A sua reconciliação com Ele não se trata apenas de você e Ele, se trata de todos aqueles ao teu redor.


Mas e daí?

Enquanto a intenção daqueles impulsionados pelo velho Adão é voltada aos seus próprios desejos, nós, parte da família de Deus somos intencionais para agradar ao Senhor. A promessa de maldição ainda está sobre essa terra, a restauração total virá no porvir.

Mas temos a promessa de reconciliação hoje: "E ele morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou." (2 Co. 5.15). E não apenas isso, agora que somos seus discípulos nós temos o ministério da Reconciliação (2 Co. 5.18). Em Cristo somos reconciliados e agora somos um canal de reconciliação de outras pessoas.


Intencionalidade:

O homem não foi intencional na reconciliação com Deus. Nem poderia ser. Mas Deus foi com o homem. É Ele quem toma iniciativa para se reconciliar com o homem, mesmo sendo a parte ofendida. Mas todos os reconciliados por Deus, possuem em seus corações tamanha graça e gratidão, tem em suas mãos "a chave", o ministério da reconciliação.

Deus nos dá hoje a oportunidade de participar da reconciliação de outras pessoas e nos conectarmos ao compartilhar o amor de Cristo. Por fim, cito um irmão, Allan, que visitou nossa comunidade recentemente: "Uma vela acesa pode acender velas apagadas sem perder sua própria chama". Não tenha medo, anuncie com coragem a palavra de Deus (At. 4.31).


Leia atentamente: Se você não é discípulo de Cristo você está sendo de outra pessoa ou de alguma coisa.


Rodapé:

¹ Me atendo aqui aos aspectos do rompimento social que tivemos com o próximo, logo após pecar Adão aponta para a sua esposa querendo se eximir da sua culpa pela não liderança.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page