Reclamar, culpar, reclamar, culpar…

Você já conviveu com pessoas que vivem reclamando daqueles que estão ao seu redor?

Reclamam do marido que é insensível, da esposa que não cuida da casa, do filho bagunceiro, do amigo que não dá atenção, da igreja que é cheia de gente pecadora, etc. Se o salário é baixo, a culpa é do governo. Se o trabalho é chato, o problema é o patrão. Se não tem cliente, é por causa da crise mundial.

Mas, o que está por trás dessas reclamações? Entendo que seja uma estratégia (inconsciente) de buscar um culpado para as suas PRÓPRIAS FRUSTRAÇÕES. Quando apontam para os defeitos do outro, deixam de olhar para suas responsabilidades, tentando encontrar o causador de sua insatisfação interior.

Adão tomou uma decisão à parte de Deus, ao comer do fruto proibido. A consequência fora o afastamento de Deus. Mas, para ele, de quem foi a culpa? “…Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi” (Gn 3.12). Para Adão, a culpa havia sido da mulher e do próprio Deus que havia dado a mulher. Ou seja, Adão não olhou para si e, portanto, não se responsabilizou pela sua escolha errada. Frustrado, buscava um culpado.

Pessoas INSATISFEITAS buscarão culpados. Sempre será alguém ao seu redor. Criticar até pode gerar um tipo de “alívio" momentâneo, pois acreditam que a culpa não é sua. Mas não percebem que ELAS ESTÃO COM PROBLEMAS.

Não enxergam que suas FRUSTRAÇÕES são fruto de um afastamento de Deus, e que a culpa não é de mais ninguém, a não ser delas mesmas. Não percebem que, antes de tudo, precisam se reconciliar com Deus.

Quando encontramos a satisfação em Jesus, nossas CARÊNCIAS EMOCIONAIS são preenchidas. Não buscamos mais culpados à parte de nós.

Portanto, antes de acabar com seu casamento, antes de largar o trabalho, antes de abrir mão da amizade, ou antes de sair de sua igreja, RECONCILIE-SE COM DEUS. Busque a satisfação que só Ele pode proporcionar.

Olhe para si! Perceba e reconheça suas limitações. Humilhe-se diante da presença de Deus e clame para que Ele traga paz e satisfação ao seu coração.

“Devolve-me a alegria da tua salvação…” (Salmos 51.12).