top of page

Análise Todo Som - Resgate

Atualizado: 18 de fev. de 2023


Entendemos que a música no culto comunitário tem ao menos 3 finalidades: cantar sobre quem é Deus, sua Glória e sua obra (o que Ele faz); ensinar a comunidade sobre os atributos de Deus; louvar a Deus no coletivo, e somente a Ele. No momento do culto, devemos cantar canções que expressam essas coisas. Mesmo que hoje, no meio "gospel", existam canções que falam ao homem, no culto precisamos falar para Deus.


A banda RESGATE tem mais de 30 anos de história e leva o ROCK na veia; suas músicas têm letras com críticas aos fariseus, a falsa religião, e outras músicas, com um tom mais humorado, falam que eles são “velhos que ainda têm lenha pra queimar”. Mas a música TODO SOM é diferente!

Ela foi escrita em 1993, é uma das poucas músicas da banda que são “congregacionais” e fala sobre um Deus que nos conhece da forma mais profunda e que nós devemos adorá-Lo por isso. Vamos ver o que a letra diz:


Aquele que sonda o meu interior

Me conhece por dentro

Sabe como eu sou

Conhece os meus intentos

E em tudo me faz viver

Eu ouço o som da Sua voz

Ele me faz ver


Aquele que sonda o meu interior

Me conhece por dentro

Tudo aquilo que eu sou

E nem ao Seu próprio Filho

Poupou em meu favor

Eu não quero mais sair

Desse universo de amor


Na primeira estrofe, vemos uma série de afirmações bíblicas sobre o fato de o Deus Criador conhecer o mais profundo do nosso ser, como está escrito em Jeremias 17:10 “Eu, Yahweh, o SENHOR, sondo profundamente o coração e examino a mente dos homens, a fim de entender cada pessoa de acordo com a sua atitude, conforme as suas obras!”. É Ele que nos dá a vida e ao som da sua voz (lendo sua palavra) Ele nos faz VER (entender).

Na segunda estrofe, vemos esse mesmo Deus, que conhecendo o nosso coração enganoso e pecaminoso, não Poupou seu próprio Filho pra morrer em nosso favor, como está escrito em Romanos 8:32: “Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos concederá juntamente com Ele, gratuitamente, todas as demais coisas?”

Esse Deus nos coloca em um Universo de amor, de onde quem realmente conhece, não tem mais o desejo de sair.


A Ele todo som de todos nós

A Ele em todo tom e toda voz

Cantem glória


O refrão é a parte mais simples da música, mas que contém muita verdade. Diante desse grandioso e ao mesmo tempo íntimo Deus, todo som que produzimos e toda voz que ecoamos deve dar Glória a Ele. As frases do refrão expressam uma verdade que deve ser entendida e exercida pelo coletivo, Todos nós e Toda voz mostrar que a igreja, em unidade, deve glorificar a Deus.

Podemos observar no Salmo 150, um reflexo de que todo som e toda voz devem cantar ao Senhor.


Aleluia!

Louvai a Deus no seu santuário;

louvai-o no firmamento, obra do seu poder.

Louvai-o pelos seus poderosos feitos;

louvai-o consoante a sua muita grandeza.

Louvai-o ao som da trombeta;

louvai-o com saltério e com harpa.

Louvai-o com adufes e danças;

louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas.

Louvai-o com címbalos sonoros;

louvai-o com címbalos retumbantes.

Todo ser que respira louve ao SENHOR.

Aleluia!


Todo Som é uma música bíblica, coerente e que faz a igreja cantar verdades sobre Deus e sobre a sua obra.

106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page